Tratamento

O Tratamento do Cancro do Colo do Útero

Muitas mulheres com cancro do colo do útero exigem ter um papel activo nas decisões sobre os cuidados médicos que lhes são prestados. Querem estar o mais informados possível sobre a sua doença e as opções de tratamento. Contudo, o choque e a tensão que as pessoas habitualmente sentem após um diagnóstico de cancro fazem com que seja difícil pensar em tudo o que gostariam de perguntar ao médico. Muitas vezes, é útil preparar uma lista de perguntas antes da consulta.
Para ajudar a relembrar o que o médico disse, os doentes podem tirar apontamentos ou pedir autorização para utilizar um gravador. Alguns doentes querem ainda ter consigo um familiar ou amigo quando falam com o médico – para participar na discussão, tomar notas ou simplesmente ouvir.
Não é necessário fazer todas as perguntas nem compreender todas as respostas de uma só vez. Haverá certamente outras oportunidades para pedir ao médico que lhe explique o que não percebeu e para solicitar mais informações.
O médico pode encaminhar os doentes para médicos especializados no tratamento do cancro: ginecologistas, ginecologistas oncológicos, médicos oncologistas e radio-oncologistas, que são especialistas que tratam o cancro do colo do útero.

Obter uma Segunda Opinião

Antes de iniciar o tratamento, o doente pode querer uma segunda opinião relativamente ao diagnóstico e ao plano de tratamento. Algumas seguradoras exigem uma segunda opinião; outras podem cobrir os custos de uma segunda opinião se o doente a solicitar. Reunir os resultados dos exames médicos e preparar-se para consultar outro médico pode demorar algum tempo. Na maioria dos casos, um breve atraso não reduz a eficácia do tratamento. Para ter a certeza, deve falar com o seu médico sobre este atraso no início do tratamento. Algumas mulheres com cancro do colo do útero necessitam de tratamento imediato.
Existem várias formas de encontrar um médico para obter uma segunda opinião:
O seu médico pode encaminhá-la para um ou mais especialistas. Nos centros de oncologia, vários especialistas trabalham em equipa.
Em clínicas locais ou estatais, no hospital mais próximo ou numa universidade de medicina podem-se obter os nomes dos especialistas na sua área.

Preparação para o Tratamento

A escolha do tratamento depende sobretudo da dimensão do tumor e da sua possível disseminação. Para uma mulher em idade fértil, a escolha do tratamento pode ainda depender da sua intenção, ou não, de engravidar.
O médico poderá descrever-lhe as opções de tratamento e os resultados esperados para cada um deles. O médico e o doente podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um plano terapêutico adaptado às necessidades médicas e aos valores pessoais do doente.


Fonte: National Cancer Institute • Com o apoioRoche

Página Inicial
Apoios & Parcerias