Estadiamento

Testes e Estadiamento

Se é diagnosticado um tumor, o médico vai querer saber o estadio (ou extensão) da doença. O estadiamento é feito para descobrir se o tumor está metastizado e, se assim for, para que partes do corpo houve disseminação. O cancro do pulmão metastiza, muitas vezes, para o cérebro ou para os ossos. Saber o estadio da doença, ajuda o médico a planear o tratamento. Alguns testes ou exames usados para avaliar se o tumor metastizou, incluem:

  • TAC (ou TC) - tomografia axial computorizada: através de uma máquina de raios-X, ligada a um computador, é efectuada uma série de imagens detalhadas dos órgãos. Pode, adicionalmente, ser-lhe administrado um contraste (como um corante), para tornar estas imagens mais fáceis de ler.
  • RM (ressonância magnética): através de um íman forte, ligado a um computador, são criadas imagens detalhadas de determinadas zonas do corpo. O médico pode, depois, ver essas imagens num monitor e imprimi-las em filme.
  • Estudo com radioisótopos: é injectada uma pequena quantidade de substância radioactiva, que entra na corrente sanguínea e deposita-se em determinados órgãos, como o fígado. Através de um aparelho chamado scanner , a radioactividade é detectada e medida. O scanner cria a imagem desses órgãos, num ecrã de computador ou num filme. O nosso organismo elimina rapidamente a substância radioactiva.
  • Estudo do osso com radioisótopos (cintigrafia óssea) : é injectada uma pequena quantidade de substância radioactiva, que entra na corrente sanguínea e deposita-se em áreas de crescimento ósseo anómalo. Através de um aparelho chamado scanner , a radioactividade é detectada e medida. O scanner regista a imagem desses ossos num filme de raio-X. O nosso organismo elimina rapidamente a substância radioactiva.
  • Mediastinoscopia/Mediastinotomia: a mediastinoscopia pode ajudar a determinar se o tumor metastizou para os gânglios linfáticos do peito. Usando um instrumento de observação iluminado, chamado sonda, o médico examina a região central do peito (mediastino), bem como os gânglios linfáticos vizinhos. Na mediastinoscopia, a sonda é inserida através de uma pequena incisão, feita no pescoço. Na mediastinostomia, a incisão é feita no peito. Em qualquer dos procedimentos, a sonda é também usada para remover uma amostra de tecido. Este exame é feito com anestesia geral.

Fonte: National Cancer Institute • Com o apoioRoche

Página Inicial
Apoios & Parcerias