Tratamento

TRATAMENTO

Muitos doentes com cancro do rim reclamam um papel activo nas decisões acerca dos cuidados médicos que lhes são prestados. Querem aprender tudo o que for possível acerca da sua doença e das opções de tratamento. Contudo, o choque e a tensão que as pessoas frequentemente sentem após um diagnóstico de cancro fazem com que seja difícil pensar em tudo o que gostariam de perguntar ao médico. Muitas vezes, é útil preparar uma lista de perguntas antes de uma consulta. Para ajudar a relembrar o que disse o médico, os doentes podem tirar apontamentos ou pedir autorização para utilizar um gravador. Alguns doentes reclamam também a presença de um familiar ou amigo ao seu lado, quando falam com o médicode modo a participar na conversa, tirar apontamentos ou apenas ouvir.
O médico pode encaminhar os doentes para um especialista, ou os próprios doentes podem solicitar esse encaminhamento. Os especialistas que tratam o cancro dos rins incluem os médicos especialistas em doenças do sistema urinário (urologista) e médicos especialistas em cancro (oncologistas e radioterapeutas).

Obter uma Segunda Opinião

Antes de iniciar o tratamento, o doente com cancro do rim pode querer ouvir uma segunda opinião acerca do diagnóstico e do plano de tratamento. Algumas companhias de seguro exigem uma segunda opinião; outras podem abranger os custos de uma segunda opinião se o doente a solicitar.
Existem várias formas de encontrar um médico para obter uma segunda opinião:
O médico pode encaminhar o doente para um ou mais especialistas. Nos centros de oncologia, vários especialistas trabalham, frequentemente juntos como uma equipa.

Preparação para o Tratamento

O tratamento pode depender de vários factores. Os mais importantes são:o estádio de evolução da doença, o estado geral e a idade do doente. O médico pode descrever as opções de tratamento e discutir os resultados esperados. O médico e o doente podem trabalhar juntos no desenvolvimento de um plano de tratamento adaptado às necessidades do doente.
Não é necessário fazer todas as perguntas nem compreender todas as respostas de uma só vez. Haverá com certeza outras oportunidades para pedir ao médico que lhe explique tudo o que não percebeu e pedir mais informações.


Estas são algumas questões que um doente poderá querer colocar ao médico antes de iniciar o tratamento:

  • Qual é o estádio da doença? O cancro está disseminado? Em caso afirmativo, para onde?
  • Quais são as minhas opções de tratamento? O que é que me recomenda? Irei realizar mais do que um tipo de tratamento?
  • Que benefícios posso esperar de cada tipo de tratamento? Irá curar ou controlar a doença?
  • Quais são os riscos e os possíveis efeitos secundários de cada tratamento? Irei tomar alguma coisa para controlar os efeitos secundários?
  • Quanto tempo demorará o tratamento?
  • Terei necessidade de ficar no hospital?
  • Qual é o custo estimado do tratamento? Este tratamento está abrangido pelo meu seguro?
  • De que forma é que o tratamento irá afectar a minha actividade do dia-a-dia?
  • Com que frequência irei necessitar de realizar exames médicos completos?
  • Um ensaio clínico (estudo de pesquisa) será apropriado para mim?

Fonte: National Cancer Institute • Com o apoioRoche

Página Inicial
Apoios & Parcerias