Estadiamento

Testes e Estadiamento

Para definir o melhor plano de tratamento, o médico necessita de conhecer o grau e extensão (estadio de evolução) da doença. A determinação do estadio baseia-se no facto de o tumor ter, ou não, invadido ou alastrado para tecidos adjacentes e, em caso afirmativo, para que outras partes do organismo.

Regra geral, é necessário realizar uma cirurgia para se poder determinar o estadio de evolução. São retiradas amostras de tecido da pélvis e do abdómen para determinar se existem células cancerígenas.

O médico pode requisitar vários exames para determinar se o cancro se disseminou, ou seja, se metastizou:

  • TAC:  este procedimento é frequentemente utilizado para criar imagens de órgãos e tecidos da pélvis e do abdómen. Através de um aparelho de raios X ligado a um computador, é possível obter várias imagens. Poderá ser administrado material de contraste, por via oral ou injecção, num braço ou numa mão. O material de contraste permite ver com maior nitidez os órgãos e os tecidos. O líquido abdominal ou tumor podem ser observados e identificados através de TAC.
  • Raio-X torácico:  o raio X do tórax pode revelar a presença de um tumor ou fluído.
  • Raio-X com enema de bário:  o médico poderá requisitar uma sequência de raios X do intestino grosso, técnica em que se administra um enema com uma solução de bário e que permite visualizar o contorno do intestino. As áreas bloqueadas pelo cancro podem ser evidenciadas nos raios X.
  • Colonoscopia:  é inserido um tubo longo e iluminado no recto e no cólon. Este exame permite confirmar se o cancro atingiu o cólon ou o recto.

Estadios de evolução do cancro do ovário:

  • Estadio I: presença de células cancerígenas num ou nos dois ovários. Podem encontrar-se células cancerígenas na superfície dos ovários ou no fluído recolhido do abdómen.
  • Estadio II: as células cancerígenas espalharam-se de um ou ambos os ovários para outros tecidos da pélvis. Existem células cancerígenas nas trompas de Falópio, no útero ou noutros tecidos da pélvis. Podem encontrar-se células cancerígenas no líquido recolhido do abdómen.
  • Estadio III: as células cancerígenas disseminaram-se para o exterior da pélvis ou para os gânglios linfáticos dessa região. Podem encontrar-se células cancerígenas no exterior do fígado.
  • Estadio IV: as células cancerígenas disseminaram-se para tecidos fora do abdómen e da pélvis; podem ser encontradas no interior do fígado ou noutros órgãos.

Fonte: National Cancer Institute • Com o apoioRoche

Página Inicial
Apoios & Parcerias