Tratamento

O Tratamento do Cancro do Ovário

Muitas doentes com cancro do ovário querem ter um papel activo nas decisões sobre os cuidados médicos que lhes são prestados. É natural querer saber o mais possível sobre a sua doença e as opções de tratamento. Conhecer melhor o cancro do ovário ajuda muitas mulheres a enfrentá-lo.

Contudo, o choque e a tensão que as pessoas habitualmente sentem após um diagnóstico de cancro fazem com que seja difícil pensar em tudo o que gostariam de perguntar ao médico. Muitas vezes, é útil preparar uma lista de perguntas antes da consulta. Para ajudar a relembrar o que o médico disse, os doentes podem tirar apontamentos ou pedir autorização para utilizar um gravador. Alguns doentes querem ainda ter consigo um familiar ou amigo quando falam com o médico – para participar na discussão, tomar notas ou simplesmente ouvir.

Não é necessário fazer todas as perguntas nem compreender todas as respostas de uma só vez. Haverá certamente outras oportunidades para pedir ao médico que lhe explique o que não percebeu e para solicitar mais informações.

O médico pode encaminhar a doente para um ginecologista oncológico, um cirurgião especializado no tratamento do cancro do ovário. Os outros médicos que tratam mulheres com cancro do ovário são os ginecologistas, os oncologistas médicos e os radio-oncologistas. Poderá ter uma equipa de médicos e enfermeiros.

Obter Uma Segunda Opinião

Antes de iniciar o tratamento, o doente pode querer uma segunda opinião relativamente ao diagnóstico e ao plano de tratamento. Reunir os resultados dos exames médicos e preparar-se para consultar outro médico pode demorar algum tempo. Na maioria dos casos, um breve atraso não reduz a eficácia do tratamento. Para ter a certeza, deve falar com o seu médico sobre este atraso no início do tratamento. Algumas mulheres com cancro do ovário necessitam de tratamento imediato.

Existem várias formas de encontrar um médico para obter uma segunda opinião:

O seu médico pode encaminhá-la para um ou mais especialistas. Nos centros de oncologia, vários especialistas trabalham em equipa.


Fonte: National Cancer Institute • Com o apoioRoche

Página Inicial
Apoios & Parcerias