Tratamento

O Tratamento do Cancro da Bexiga

Muitos doentes com cancro da bexiga reclamam um papel activo nas decisões acerca dos cuidados médicos que lhes serão prestados. Querem estar o mais informados possível sobre a sua doença e as opções de tratamento. Contudo, o choque e a tensão que as pessoas habitualmente sentem após um diagnóstico de cancro fazem com que seja difícil pensar em tudo o que gostariam de perguntar ao médico. Muitas vezes, é útil preparar uma lista de perguntas antes da consulta. Para ajudar a relembrar o que o médico disse, os doentes podem tirar apontamentos ou pedir autorização para utilizar um gravador. Alguns doentes querem ainda ter consigo um familiar ou amigo quando falam com o médico ? para participar na discussão, tomar notas ou simplesmente ouvir.

O médico pode encaminhar os doentes para médicos especializados no tratamento do cancro ou os próprios doentes podem solicitar esse encaminhamento. Em geral, o tratamento inicia-se poucas semanas após o diagnóstico. Os doentes terão tempo para falar com o médico sobre as opções de tratamento, para pedir uma segunda opinião e para saber mais sobre o cancro da bexiga.

Obter Uma Segunda Opinião

Antes de iniciar o tratamento, o doente pode querer uma segunda opinião relativamente ao diagnóstico e ao plano de tratamento. Reunir os resultados dos exames médicos e preparar-se para consultar outro médico pode demorar algum tempo. Na maioria dos casos, um breve atraso não reduz a eficácia do tratamento.

Existem várias formas de encontrar um médico para obter uma segunda opinião.

O médico pode encaminhar os doentes para um ou mais especialistas. Entre os especialistas que tratam o cancro da bexiga contam-se os cirurgiões, os urologistas, os oncologistas, os radio-oncologistas e os urologistas oncológicos. Na generalidade, estes médicos trabalham em equipa.

Preparação para o Tratamento

O médico define um plano de tratamento adaptado às necessidades de cada doente. O tratamento depende do tipo de cancro da bexiga, do estadio da doença e do grau do tumor (o grau do tumor indica o grau de semelhança entre as células cancerígenas e as células normais e dá uma indicação da possível rapidez de evolução do cancro. Em geral, um cancro de baixo grau evolui e dissemina-se mais lentamente do que um tumor de alto grau). O médico deve ter igualmente em conta outros factores, como a idade e o estado geral de saúde da pessoa.

Exemplos de questões que podem ser colocadas ao médico, antes de iniciar o tratamento:

  • Qual é o meu tipo de cancro da bexiga?
  • Qual é o estadio da minha doença? O cancro está disseminado?
  • Qual é o grau do tumor?
  • Quais são as minhas opções de tratamento? O que é que me recomenda? Porquê?
  • Que benefícios posso esperar de cada tipo de tratamento?
  • Quais são os possíveis riscos e efeitos secundários de cada tratamento?
  • Qual é o custo estimado do tratamento? Este tratamento está abrangido pelo meu seguro?
  • De que forma é que o tratamento afectará a minha actividade normal?

Não é necessário fazer todas as perguntas nem compreender todas as respostas de uma só vez. Haverá certamente outras oportunidades para pedir ao médico que lhe explique o que não percebeu e para solicitar mais informações.


Fonte: National Cancer Institute • Com o apoioRoche

Página Inicial
Apoios & Parcerias