Notícias

Voltar

Estudantes vão “estagiar” no voluntariado hospitalar da LIGA para uma “Medicina mais humanizada”

08 de Abril 2024 a 17 de Maio 2024
Estudantes vão “estagiar” no voluntariado hospitalar da LIGA para uma “Medicina mais humanizada”
No âmbito do protocolo de cooperação entre a LPCC – Núcleo Regional do Centro e a Faculdade de Medicina da UC, e com enquadramento na Unidade Curricular Humanização em Saúde, a LPCC.NRC irá fazer a integração de 20 estudantes de Medicina nas suas equipas de voluntariado hospitalar.
Esta integração tem início, precisamente, hoje (8/abril). A necessidade cada vez maior de fomentar a empatia entre o doente e o profissional de saúde conduziu à criação da unidade curricular opcional “Humanização em Saúde” para o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina na Universidade de Coimbra (FMUC). Com uma abordagem pluridimensional, a unidade curricular inclui docentes de diferentes áreas clínicas e colabora com diferentes instituições entre elas a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC).

“Pretende-se uma prática da medicina mais humanizada, atenta e responsiva aos problemas sociais, consciencializando os alunos desde cedo para a empatia nos cuidados de saúde”, frisa a regente da disciplina, Ana Margarida Abrantes, professora auxiliar da FMUC.
 
Protocolo alia prática da Medicina à responsabilidade social
 
Este protocolo de cooperação pretende reforçar a componente científica dos conhecimentos adquiridos com a introdução de uma componente social (teórica e prática). Sensibiliza, assim, os estudantes para uma prática médica mais humanizada, a qual baseia a relação médico-utente/ médico-doente em princípios como a empatia, a tolerância, o compromisso, a justiça e equidade, além de capacitar para a cidadania ativa e responsabilidade social.

Entre os dias 8 de abril e 17 de maio de 2024, os 20 estudantes da unidade curricular Humanização em Saúde irão realizar 20 horas de voluntariado nas instituições de acolhimento do Voluntariado Hospitalar da LPCC, nomeadamente no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) e Unidade Local de Saúde de Coimbra (Edifício São Jerónimo, ULSC).
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 09 de Abril 2024

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias