Notícias

Voltar

“Formação Avançada em Psico-Oncologia” - Inscrições até 31 de julho

01 de Setembro 2024 a 31 de Março 2025
“Formação Avançada em Psico-Oncologia” - Inscrições até 31 de julho
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) irá realizar, entre setembro de 2024 e março de 2025, um Curso de Formação Avançada em Psico-Oncologia, dirigido a psicólogos e psicólogos júnior.
A iniciativa, que decorrerá em formato B-learning, pretende fomentar conhecimentos básicos na área da Oncologia e promover competências psicológicas avançadas de avaliação, formulação e intervenção junto do doente oncológico e sua família e contará com o contributo de um painel de formadores peritos nas temáticas abordadas nos diversos módulos lecionados.

O diagnóstico e tratamento do cancro acarreta um elevado sofrimento emocional, quer para o doente e sua família, quer para os profissionais de saúde, podendo resultar em sintomas psicopatológicos clinicamente relevantes, nomeadamente a depressão e ansiedade. Deste modo, o desenvolvimento e/ou aprofundamento de competências no âmbito da avaliação e intervenção em Psico-Oncologia torna-se premente para uma melhor resposta às dificuldades e necessidades psicossociais das pessoas que enfrentam este desafio.

É neste contexto que, entre setembro de 2024 e março de 2025, o NRC.LPCC dinamiza o curso de “Formação Avançada em Psico-Oncologia”, dinamizado por um painel multidisciplinar de 23 formadores, com o intuito de promover conhecimentos básicos na área da oncologia e competências psicológicas avançadas de avaliação, formulação e intervenção com o doente oncológico e família.

Com o Patrocínio Institucional da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a Formação Avançada em Psico-Oncologia abordará temas como as “Noções Básicas de Oncologia”, “Literacia em Saúde e Cancro”, “Introdução à Psico-Oncologia”, “Avaliação e Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia” e “Ética em Oncologia”, contando, também, com a participação de conceituados formadores internacionais numa abordagem à Terapia Psicológica Adjuvante e às Terapias Contextuais de 3.ª Geração. Vários outros temas de relevante interesse compõe a estrutura modular desta formação que procura promover a atuação do psicólogo clínico e da saúde no contexto específico da Psico-Oncologia.

O curso de “Formação Avançada em Psico-Oncologia” decorrerá em formato B-learning (regime misto, com combinação online e presencial), com uma duração total de 150 horas, sendo que 110 horas são síncronas e 40 horas são assíncronas, através de estudo autónomo. Da totalidade das 110 síncronas, 67 horas serão lecionadas em formato presencial e 43 horas serão lecionadas em formato online. Das candidaturas apresentadas, e que cumpram os requisitos necessários, serão selecionadas 30 para a frequência no curso. 

Os objetivos específicos deste curso de Formação Avançada em Psico-Oncologia, bem como as informações biográficas dos formadores, avaliação dos conhecimentos, valores e condições de pagamento e o formulário para candidatura estão disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/formacaopsico/
 
Por Núcleo Regional do Centro a 08 de Abril 2024

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias