Apoio Social
O apoio social ao doente oncológico e família
Como forma de cumprir com o objectivo de contribuir para o apoio social e humanização da assistência ao doente oncológico em todas as fases da doença, reconhecendo a existência de grandes fragilidades no contexto socioeconómico de determinados doentes, aspeto que pode colocar em causa o cumprimento do seu plano terapêutico e consequentemente, o seu bem-estar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro no cumprimentos da sua missão e objetivos, desenvolve um conjunto de projetos no âmbito do apoio social ao doente oncológico e família.
Estes projetos têm como objetivo garantir a acessibilidade do doente aos cuidados de saúde, bem como a sua subsistência através da satisfação de necessidades básicas e cumprimento de encargos que por si só, não conseguiria suprir. A intervenção da LPCC tem lugar quando esgotados os mecanismos estatais de apoio e consubstancia-se na avaliação socioeconómica da situação do doente e seu agregado através da apresentação de documentos comprovativos da mesma, bem como da realização de contactos interinstitucionais para uma intervenção mais articulada.
Sede:
Morada: Rua da Rosa, nº 26; 9700-171 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 212 345
E-mail: nucleoacores@ligacontracancro.pt
Delegação de São Miguel: Morada: Praça 5 de Outubro, 12 R/C Esquerdo 9500-153 Ponta Delegada
Telefone: 296 628 227
Delegação do Faial:
Morada: Rua das Angústias nº 64 9900-018 Horta
Telefone: 292 293 860
Rua Dr. António José de Almeida, nº 329 - 2º Sala 56
3000-045 Coimbra
[t] 239 487 490 | 239 484 882
[@] ssocial.nrc@ligacontracancro.pt
3000-045 Coimbra
[t] 239 487 490 | 239 484 882
[@] ssocial.nrc@ligacontracancro.pt
Rede Social de Alojamento ao Doente Oncológico e Família/Cuidador
O diagnóstico e tratamento da doença oncológica pode conduzir a alterações profundas na vida do doente e do agregado familiar.
Para além de fatores de natureza física e psicoemocional, os tratamentos inerentes à doença requerem, muitas vezes, a deslocação regular ou a permanência do doente nas unidades hospitalares de referência durante períodos alargados de tempo e, consequentemente, o afastamento do contexto familiar, dos amigos ou de pessoas significativas na sua vida.
As dificuldades muitas vezes sentidas pelos doentes e associadas às deslocações, de e para a unidade hospitalar, por vezes por períodos longos de tempo e em percursos de muitos quilómetros implicam um esforço adicional do ponto de vista anímico e muito recorrentemente, de acrescidos encargos financeiros.
Por outro lado, não se deve descurar a importância, a nível emocional, da presença física do acompanhante/cuidador do doente que se encontra a realizar tratamentos ou que se encontre internado de forma prolongada (eventualmente em fase terminal).
Objetivando a proteção do doente oncológico e família (cuidador) e atento a esta realidade, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro iniciou um projeto denominado “Rede social de alojamento” através do qual, por intermédio de protocolos com unidades hoteleiras geograficamente próximas das unidades hospitalares da cidade de Coimbra, disponibiliza o usufruto de condições de alojamento a preços convencionados, mais acessíveis.
O projeto contempla duas vertentes de apoio: a primeira, de natureza informativa, direcionada ao doente/acompanhante em geral e, a segunda, de natureza social, direcionada ao doente oncológico em situação de carência económica extrema e que, como tal, não disponha de capacidade financeira para suportar os encargos decorrentes da estadia na cidade de Coimbra (podendo a Liga Portuguesa Contra o Cancro assumir parte ou a totalidade dos encargos a este nível).
A identificação das unidades hoteleiras, bem como das respetivas condições em vigor estão disponíveis para consulta através do download do guia informativo da “Rede Social de Alojamento”.
Para informações adicionais, poderá contactar a Unidade de Serviço Social através do telefone 239 487 490 ou do email ssocial.nrc@ligacontracancro.pt.
Para além de fatores de natureza física e psicoemocional, os tratamentos inerentes à doença requerem, muitas vezes, a deslocação regular ou a permanência do doente nas unidades hospitalares de referência durante períodos alargados de tempo e, consequentemente, o afastamento do contexto familiar, dos amigos ou de pessoas significativas na sua vida.
As dificuldades muitas vezes sentidas pelos doentes e associadas às deslocações, de e para a unidade hospitalar, por vezes por períodos longos de tempo e em percursos de muitos quilómetros implicam um esforço adicional do ponto de vista anímico e muito recorrentemente, de acrescidos encargos financeiros.
Por outro lado, não se deve descurar a importância, a nível emocional, da presença física do acompanhante/cuidador do doente que se encontra a realizar tratamentos ou que se encontre internado de forma prolongada (eventualmente em fase terminal).
Objetivando a proteção do doente oncológico e família (cuidador) e atento a esta realidade, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro iniciou um projeto denominado “Rede social de alojamento” através do qual, por intermédio de protocolos com unidades hoteleiras geograficamente próximas das unidades hospitalares da cidade de Coimbra, disponibiliza o usufruto de condições de alojamento a preços convencionados, mais acessíveis.
O projeto contempla duas vertentes de apoio: a primeira, de natureza informativa, direcionada ao doente/acompanhante em geral e, a segunda, de natureza social, direcionada ao doente oncológico em situação de carência económica extrema e que, como tal, não disponha de capacidade financeira para suportar os encargos decorrentes da estadia na cidade de Coimbra (podendo a Liga Portuguesa Contra o Cancro assumir parte ou a totalidade dos encargos a este nível).
A identificação das unidades hoteleiras, bem como das respetivas condições em vigor estão disponíveis para consulta através do download do guia informativo da “Rede Social de Alojamento”.
Para informações adicionais, poderá contactar a Unidade de Serviço Social através do telefone 239 487 490 ou do email ssocial.nrc@ligacontracancro.pt.
Este projeto contou com o apoio da SIC ESPERANÇA.
SEDE DO FUNCHAL
2ª feira a 6ª feira: 9h00 às 13h00
14h00 às 17h30
[t] 291 106 268
[@] apoiosocial.nrm@ligacontracancro.pt
Rua Elias Garcia, Edifício Elias Garcia I, Bloco II, 1.º A
9050-023 Funchal
DELEGAÇÃO DE MACHICO
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 143 520 – 937 931 184
DELEGAÇÃO DE PORTO SANTO
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 628 115 – 938 435 734
2ª feira a 6ª feira: 9h00 às 13h00
14h00 às 17h30
[t] 291 106 268
[@] apoiosocial.nrm@ligacontracancro.pt
Rua Elias Garcia, Edifício Elias Garcia I, Bloco II, 1.º A
9050-023 Funchal
DELEGAÇÃO DE MACHICO
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 143 520 – 937 931 184
DELEGAÇÃO DE PORTO SANTO
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 628 115 – 938 435 734
DELEGAÇÃO DA RIBEIRA BRAVA
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 612 344
DELEGAÇÃO DE SANTANA
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 106 268
CASA DA LIGA
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 969 083 731
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 612 344
DELEGAÇÃO DE SANTANA
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 291 106 268
CASA DA LIGA
ATENDIMENTO POR MARCAÇÃO
[t] 969 083 731
O Apoio Social tem como missão ajudar todos os doentes oncológicos, do Norte do país, que se encontrem em situação de precariedade económica e social. Após fazer o pedido de apoio social será feita uma triagem da situação e deverá enviar a documentação necessária.
■ Relatório médico comprovativo da doença oncológica;
■ Documento comprovativo da baixa médica (CIT) e valor;
■ Recibo de vencimento das remunerações dos últimos 3 meses;
■ Declaração da segurança social comprovativa da ausência de rendimentos;
■ Documentos comprovativos do valor das pensões/ prestações;
■ Comprovativo de renda/amortização;
■ Comprovativo das despesas fixas mensais (recibo do último mês): água, eletricidade, gás, telefone, medicamentos, fraldas, transportes e outros;
■ Declaração de liquidação do IRS do ano anterior;
■ Documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro)
■ Transporte para consulta, exame ou tratamento– Bilhete de viagem em transporte público ou equivalente e Declaração de presença;
■ Apoios excecionais – Fatura em nome e NIF do doente e Comprovativo de pagamento;
■ Tratamento dentário e óculos – Relatório médico da especialidade que confirme os problemas de visão e/ou dentes estão associados à doença e/ou tratamentos e respetiva Fatura , com nome e NIF do doente;
■ Declaração médica comprovativa da necessidade do equipamento;
Estamos ao seu LADO.
QUAIS OS APOIOS DISPONÍVEIS?
PROCEDIMENTOS PARA APOIO
Para solicitar apoio social, os doentes ou seus cuidadores deverão apresentar os seguintes documentos, para ser feita a avaliação da situação económica:■ Relatório médico comprovativo da doença oncológica;
■ Documento comprovativo da baixa médica (CIT) e valor;
■ Recibo de vencimento das remunerações dos últimos 3 meses;
■ Declaração da segurança social comprovativa da ausência de rendimentos;
■ Documentos comprovativos do valor das pensões/ prestações;
■ Comprovativo de renda/amortização;
■ Comprovativo das despesas fixas mensais (recibo do último mês): água, eletricidade, gás, telefone, medicamentos, fraldas, transportes e outros;
■ Declaração de liquidação do IRS do ano anterior;
■ Documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro)
PROCEDIMENTOS PARA REEMBOLSO
■ Medicação/Fraldas/Suplementos Alimentares – Receita do hospital de referência /especialidade de oncologia médica e respetiva fatura, com nome e NIF do doente;■ Transporte para consulta, exame ou tratamento– Bilhete de viagem em transporte público ou equivalente e Declaração de presença;
■ Apoios excecionais – Fatura em nome e NIF do doente e Comprovativo de pagamento;
■ Tratamento dentário e óculos – Relatório médico da especialidade que confirme os problemas de visão e/ou dentes estão associados à doença e/ou tratamentos e respetiva Fatura , com nome e NIF do doente;
PROCEDIMENTOS PARA EMPRÉSTIMO DE AJUDAS TÉCNICAS
■ Declaração médica comprovativa da doença oncológica;■ Declaração médica comprovativa da necessidade do equipamento;
Estamos ao seu LADO.
Faça o seu pedido de Apoio Social das seguintes formas:
Unidade de Acolhimento de Doentes
A Unidade de Acolhimento do Núcleo Regional do Norte recebe doentes oncológicos, na sua maioria dos Açores, em tratamento ambulatório na região do Porto.
Além de alojamento, os utentes e o familiar que o acompanha têm à disposição sala de estar, serviço de refeições, casa de banho, lavandaria e cozinha.
Durante o dia têm garantido transporte gratuito para o local de tratamento hospitalar.
Nos seus tempos livres, acompanhados por uma assistente, desenvolvem atividades lúdicas em grupo.
Mais informações:
Unidade de Acolhimento
Núcleo Regional do Norte
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Estrada Interior da Circunvalação, 6657 | 4200-172 Porto
[t] 22 549 24 23 | 22 542 06 83 (85) | 22 540 50 46
[@] unidade.acolhimento@ligacontracancro.pt
Além de alojamento, os utentes e o familiar que o acompanha têm à disposição sala de estar, serviço de refeições, casa de banho, lavandaria e cozinha.
Durante o dia têm garantido transporte gratuito para o local de tratamento hospitalar.
Nos seus tempos livres, acompanhados por uma assistente, desenvolvem atividades lúdicas em grupo.
Mais informações:
Unidade de Acolhimento
Núcleo Regional do Norte
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Estrada Interior da Circunvalação, 6657 | 4200-172 Porto
[t] 22 549 24 23 | 22 542 06 83 (85) | 22 540 50 46
[@] unidade.acolhimento@ligacontracancro.pt
Apoio Social (a doentes carenciados)
O Apoio Social abrange todo o apoio dado no âmbito de medicação parcial ou não comparticipada pelo SNS, que seja coadjuvante da doença oncológica; próteses capilares e próteses mamárias (e outros produtos relacionados), produtos de higiene e manutenção de laringectomizados e ostomizados. Este apoio é cedido na Sede ou em cada Delegação/Grupo de Apoio do NRS.
Abrantes
Morada: Rua Luís de Camões, nº 44 A, 2200 - 421 AbrantesTelefone: 241 094 016 / 915 078 953
Email: grupoapoioabrantes@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Ter. das 10h às 12h
Alcácer do Sal
Morada: Rua da República, nº 72, 7580 - 135 Alcácer do SalTelefone: -
Email: delegacaoalcacerdosal@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: 1º e 3º Sáb. das 15h às 17h
Almodôvar
Morada: Rua António Cândido Colaço, nº 94, 7700-016 AlmodôvarTelefone: 286 662 521 / 915 999 908
Email: -
Horário de atendimento: Ter., Qui. e Sex. das 9h30 às 12h30
Beja
Morada: Rua Mestre Manuel, nº 12, 7800 - 304 BejaTelefone: 284 322 144 / 915 999 907
Email: grupoapoiobeja@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Por marcação
Borba
Morada: Mercado Municipal de Borba, Loja nº 4 RC, 7150 - 102 BorbaTelefone: 915 653 701
Email: delegacaoborba@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 15h às 17h
Évora
Morada: Hospital do Espírito Santo, Edf. do Patrocínio, Av. Infante D. Henrique, Aptd. 391, 7005 - 169 ÉvoraTelefone: 266 700 218 / 915 999 887
Email: grupoapoioevora@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 9h às 18h
Faro
Morada: Rua Artur Aguedo Miranda - Horta dos Pardais - Penha, Lote 2 - Edf. Palmeira, BLC C - Loja F, 8000 - 138 FaroTelefone: 289 007 827
Email: grupoapoiofaro@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 9h às 18h
Golegã
Morada: Ediifício Equuspolis - Rua D. João IV, 2150 - 170 GolegãTelefone: 914 039 281
Email: delegacaogolega@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Ter. e Qui. das 14h às 18h
Lisboa
Morada: Rua Prof. Lima Basto, 1099 - 023 LisboaTelefone: 217 264 099 / 217 271 241
Email: nucleosul@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 9h às 17h30
Mértola
Morada: Rua 25 de Abril, nº 20, 7750 - 332 MértolaTelefone: -
Email: delegacaomertola@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 10h às 13h
Moura
Morada: Largo José Maria dos Santos, nº 28, 7860 - 008 MouraTelefone: -
Email: delegacaomoura@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: -
Portalegre
Morada: Rua de Olivença, nº 12, 7300 - 149 PortalegreTelefone: 245 330 989
Email: grupoapoioportalegre@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: -
Santarém
Morada: Av. dos Combatentes, 1, 2005 - 361 SantarémTelefone: 243 332 643 / 915 999 901
Email: grupoapoiosantarem@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 14h às 17h
Setúbal
Morada: Rua Gama Braga, nº 6 e 8, 2900 - 212 SetúbalTelefone: 912 005 109 / 300 506 105
Email: grupoapoiosetubal@ligacontracancro.pt
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 9h às 17h30