01. Como proteger as nossas crianças
Como proteger as crianças dos riscos associados à exposição ao sol
Horário
Evite a atividade ao ar livre entre as 11h30 e as 16h30 - neste horário a intensidade da radiação solar está no seu pico e é a altura mais quente do dia. Optar pela atividade ao ar livre fora deste horário, não só contribui significativamente para a proteção da pele, como também é bastante mais confortável para os mais pequenos.
Sombra
Independentemente do horário, deve procurar, sempre que possível, realizar atividades com as crianças ao ar livre aproveitando a sombra de edifícios, árvores e toldos.
Roupa + chapéu
Uma das formas mais eficazes de proteger a pele é cobri-la.
Quando for realizar uma atividade ao ar livre utilize vestuário que cubra a pele, tanto quanto possível. Use sempre chapéu com abas que proteja a cabeça, face, pescoço e orelhas e uma t-shirt que cubra o decote e os braços. Preferir tecidos de algodão mais denso.
Óculos de sol
Usar óculos de sol, protege os olhos da radiação UV e também toda a zona em volta dos olhos. Use óculos sol com lentes de qualidade certificada para o protegerem da radiação solar.
Protetor solar
É recomendada a utilização de protetor solar com fator de proteção igual ou superior (SPF) a 30 e com filtros para os raios UVA e UVB. Escolha um protetor resistente à transpiração e à água.
Para uma proteção eficaz, aplique generosamente o protetor na pele 30 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando-o de 2 em 2 horas ou depois de estar em contacto prolongado com a água.
Radiação Ultravioleta
O que significa?
Que estamos expostos a um risco muito elevado de radiação ultravioleta (UV), que pode contribuir para a formação de uma queimadura na pele humana, aumentando a probabilidade do aparecimento de cancro de pele no futuro.
Já é possível recorrer a aplicações ou sites para consultar diariamente o nível de UV, relembrando que no Verão se atingem níveis a partir de 6, ou seja, muito elevados.
Onde consultar?
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.uv/